sábado, 2 de julho de 2011

PORTIFÓLIO DAS ATIVIDADES

Curso tecnologias na educação
PORTIFÓLIO DAS ATIVIDADES
Mônica de Araújo saraiva

Unidade I:

QUEM SOU EU?
Meu nome é Mônica de Araújo Saraiva, atuo na Escola Municipal Hércoles Bosquirolli como professora regente de duas turmas de 1º ano. Atuo no magistério desde o ano de 1993, e espero inovar meus conhecimentos, buscando sempre melhorias no processo de ensino aprendizagem, com os conhecimentos que irei adquirir no Núcleo de tecnologia Educacional Municipal (NTM).

SER PROFESSOR...
Ser professor é ser eterno pesquisador, é ter a convicção que o conhecimento não é algo pronto e acabado, pois está sempre em transformação e é produzido por meio da interação com o outro e com o objeto de estudo, ou seja, é o fruto da produção humana. Seu caráter evolutivo nos traz o compromisso de cada vez mais atualizar, pesquisar, ler para assim buscar o domínio deste legado cultural da humanidade, dominar os instrumentos resultantes das constantes conquistas em prol da qualidade do ensino, oportunizando aos alunos não só a apropriação do conhecimento, como também o acesso aos instrumentos, fruto da conquista tecnológica, a todos os alunos da classe trabalhadora. A internet, o computador, não são apenas instrumentos de pesquisa, são também fontes de produção de novos conhecimentos para a ampliar novos horizontes no processo de humanização. MÔNICA SARAIVA


Objetivo:
Fórum destinado a atividade 1.3
Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia
e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)

Educação e tecnologia:
O conhecimento é um direito de todos, sendo que é papel da escola oportunizar o acesso e apropriação de todo o legado cultural produzido pela humanidade. Neste contexto o professor necessita ter conhecimento e acesso às novas tecnologias para assim ter condições de transmitir os conteúdos favorecendo não só aos alunos o contato direto com a tecnologia, como também a apropriação do conhecimento. Um Currículo por si só não é suficiente, nós professores temos que ter o acesso as inovações tecnológicas e condições favoráveis para a apropriação de novos instrumentos que contribuam na articulação dos conteúdos com as novas tecnologias, oportunizando assim também aos nossos alunos o acesso as informações e utilização de instrumentos mediadores que contribuam na apropriação do legado cultural produzido pela humanidade. É dever do professor buscar o conhecimento, assim como também é dever do estado oportunizar e proporcionar meios favoráveis ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do professor para que o mesmo utilize de forma eficaz as inovações tecnológicas em sala de aula, para que este esteja a favor da produção do conhecimento de forma realmente efetiva, enquanto instrumento mediador.

Como sou como professor e aprendiz?
Ser professor é acima de tudo ter compromisso ético e político diante da sociedade em que vivemos. Entre meus maiores desafios, estão a constante pesquisa, utilização de recursos mediadores que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem pelos alunos. Nesse sentido realizo sempre estudos, leituras, bem como participo efetivamente da formação continuada visando enriquecer o planejamento das aulas e elaboração de materiais que contribua na apropriação dos conteúdos pelos alunos, instrumentalizando-os para atuação na sociedade em que vive. Proporciono sempre momentos que favoreçam a participação e atuação do aluno com atividades de pesquisa, exposição, manipulação e produção, fazendo sempre as mediações necessárias objetivando a aprendizagem e desenvolvimento dos mesmos. Incentivo sempre a participação em sala de aula, a exposição das idéias e dúvidas, bem como a produção de textos orais, o saber ouvir e falar de forma a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. A interação com professor, objeto de estudo e com outros alunos, contribuem positivamente em sala de aula, neste processo é de essencial importância de avaliar constantemente a apropriação dos conhecimentos pelos alunos, bem como compartilhar com os colegas de trabalho as angústias e desafios encontrados, pois a experiência do outro muito pode contribuir na reflexão e enriquecimento de nosso trabalho, assim como também podemos atuar positivamente auxiliando, motivando e valorizando o trabalho alheio. Busco sempre fazer a diferença na sala de aula, explorando sempre os conteúdos científicos de forma contextualizada, relacionando-os com o contexto de produção e circulação na sociedade, avalio os resultados obtidos constantemente para retomar o que não foi apropriado com encaminhamentos e instrumentos mediadores diferenciados, pois a escola só terá cumprido sua função social efetivamente quando houver a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos.


Unidade II:
2.2: Fazer uma navegação pesquisando sobre "O que é hipertexto?" e relatar como foi a navegação em um texto de 250 a 300 palavras e enviar o arquivo para a Biblioteca.


HIPERTEXTO
Com a modernidade, os computadores estão sendo incorporados dia após dia, um número mar de usuários, em todos os setores da sociedade. Daí surge, a necessidade de se aperfeiçoar ouso deste recurso favorecendo de forma gradativa novas possibilidades de comunicação e interação deste instrumento para superar as necessidades que o desenvolvimento vem impondo no em uma sociedade modernizada.
Essa busca faz surgir conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade nesse contexto, ao clicar nos links facilitou muito a minha pesquisa, pela agilidade das informações acessadas, que contribuiu, auxiliando na compreensão da definição de hipertexto, como também contribuiu qualitativamente em meu profissional, favorecendo e esclarecendo a importância do hipertexto no processo de ensino aprendizagem, por favorecer ao aluno uma participação ativa em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato da interação com diversas leituras sobre o mesmo tema.
O hipertexto contribui ao possibilitar ao usuário a opção do caminho a ser percorrido pelo pesquisador, principalmente do professor por favorecer a possibilidade de inserir recursos como sons, imagens, animação tornando-se a sua aula mais dinâmica e auxiliando o aluno na compreensão do conteúdo trabalhado com a visualização de recursos que favorecem a apropriação do conhecimento.
Para nós, professores, hipertextos devem constituir recursos importantes na organização material de diferentes disciplinas e conteúdos. Não saberia dizer por onde andei, detalhes do que li, mas com certeza sei dizer o quanto estas leituras contribuíram de forma eficaz em minha formação, acrescentado conhecimentos e reconhecendo também a contribuição do hipertexto no contexto educativo.
2.3: Fazer uma colagem no editor de texto de trechos dos sites visitados na atividade 2.2 e adicionar um comentário sobre o que você entendeu por hipertexto, enviar o texto produzido para a biblioteca, após isso coloque o trecho da definição de hipertexto elaborada por você no fórum. (usando o botão contribuir no fórum)

CONCEITUANDO :
HIPERTEXTO
• O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
• O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
• Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto.
• O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborarem livremente, sob a sua própria responsabilidade.

Percepções ao navegar por hipertextos:
Para nós, professores, hipertextos devem constituir recursos importantes na organização material de diferentes disciplinas e conteúdos. Não saberia dizer por onde andei, detalhes do que li, mas com certeza sei dizer o quanto estas leituras contribuíram de forma eficaz em minha formação, acrescentado conhecimentos e reconhecendo também a contribuição do hipertexto no contexto educativo.


USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA HÉRCOLES BOSQUIROLLI
Recurso disponível em:
http://www.4shared.com/account/dir/1qHGEbzx/_online.html?&rnd=55#

PLANO DE AULA:
Aula de Espanhol
Professora: Mônica de Araújo Saraiva
Série: 2º ano do Ensino Fundamental

CONTEÚDOS:
-Diferenciação lexical Espanhol/Português (enfatizar que a língua portuguesa e a língua espanhola são línguas próximas, semelhantes, mas que constituem línguas diferentes);
- Sala de aula
- Objetos escolares

OBJETIVO;
Realizar a prática da fala e da escuta, com atividades de compreensão auditiva e exposição oral, elaborando pequenos diálogos com o vocabulário trabalhado.

ENCAMINHAMENTOS:
Através de conversação trabalhar a contextualização dos conteúdos, pois a língua apresenta um caráter dialógico e interacional, visto que tudo o que falamos dirige-se a interlocutores que trocam informações sobre o mundo e transmitem o conhecimento e as experiências acumuladas historicamente.
Exemplo: solicitar material emprestado do colega, perguntar onde está determinado objeto, questionar se o colega tem determinado objeto, pedir para que coloque objeto no estojo, etc.
Relacionar os objetos usados em sala de aula, primeiramente em português e depois em espanhol relacionando também a função social de cada um;
Exploração de vídeo envolvendo os objetos de sala de aula explorando a pronuncia. Desenhar e nomear correspondentes aos objetos escolares.
Elaborar pequenos diálogos com o vocabulário trabalhado.
Apresentar as questões em português e espanhol, para que os alunos iniciem uma familiarização com a segunda língua, partindo do pressuposto que a visualização da escrita é tão importante quanto o ouvir os sons seguindo o sistema fonético espanhol.

AVALIAÇÃO: participação e compreensão

Contextualizando a Mudança: Da teoria a Prática
Nós professores temos que ter o compromisso e responsabilidade de estar buscando sempre novos conhecimentos para favorecer o processo de ensino aprendizagem. Em minhas aulas, busco sempre proporcionar uma prática dialógica com meus alunos, incentivando e interagindo constantemente com os mesmos, bem como, me auto avaliando. Estimulo-os sempre a participar ativamente das aulas, com espaço para questionamento e exposição oral sobre o conteúdo trabalhado, valorizando os avanços obtidos, para então, desenvolver ações em direção a novas apropriações. Busco sempre utilizar as tecnologias disponíveis, associadas a estratégias de trabalho com mediações, participação dos alunos, pesquisas, que venham de encontro com o currículo para a rede pública municipal de cascavel.


Unidade III
Atividade 3.1: são 2 questões a serem respondidas, a primeira questão é individual e deve ser publicada no Diário de Bordo, a segunda deve ser respondida em dupla no fórum da unidade.
Atividade 3.2 e 3.3 estão integradas, são os seguintes passos:
- Crie uma aula usando uma das estratégias postadas na questão 2 da Atividade 3.1.
- Publique sua aula no portal do professor (portaldoprofessor.mec.gov.br)
- Execute a aula elaborada com seus alunos.

Plano de aula:
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA GRÁFICO.
Autora: Mônica de Araújo saraiva

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• Apropriar-se da escrita como uma representação da linguagem em transformação, compreendendo sua função social;
• Compreender que através de desenhos e letras podemos representar diferentes situações;
• Compreender que em suas produções escritas irá utilizar-se dos símbolos alfabéticos e que os mesmos têm uma função específica;
• Representar a linguagem escrita através dos símbolos compreendendo sua função.


Duração das atividades:
8 horas


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Faz-se necessário que o professor explore anteriormente com os alunos a idéia de representação, para que a criança possa compreender a importância da apropriação da linguagem escrita.

Estratégias e recursos da aula:
• Explorar vídeos e textos sobre a origem da escrita, através de gravuras da pré-história da escrita e sua evolução.
http://www.youtube.com/watch?v=zTEyARYeh9I&feature=related
• Discutir sobre a função social da escrita, sobre o seu surgimento, bem como, a necessidade da apropriação leitura para compreender a escrita, por exemplo, ler e interpretar uma bula de remédio, receita, placa da lotação, etc.
• Pesquisa de materiais onde a escrita é utilizada em nossa sociedade, montar cartaz;
• Nomear objetos da sala de aula, e confeccionar coletivamente etiquetas para os mesmos, de forma em que os alunos entendam a importância da escrita, e a correspondência sonora entre letra e fonemas a partir de enunciados concretos;
• Explorar coletivamente situações em que os alunos tenham que utilizar-se de desenhos e mímicas para representar palavras, frases, e histórias;
• Após atividade anterior, fazer o registro escrito, mostrando a diferenciação entre as formas de representação (nesse momento a atuação do professor será como escriba do aluno);
• Explorar com os alunos a música, Abecedário II da Xuxa, explorando as letras do alfabeto;
• http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2848
• Propor situações desafiantes, com questionamentos e problematizações para que os alunos possam compreender a necessidade de uma convencionalidade para estabelecer a interação com os outros com a linguagem escrita, confrontando as diferentes possibilidades de interpretação de outras formas de linguagem como o gesto e o desenho;
• Refletir com os alunos sobre a função social da escrita em nossa sociedade ao longo da história da humanidade;
• Explorar recursos, na exploração da relação fonema e grafema por meio de jogos no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;


JOGOS:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=134
Ligar a vogal ao desenho
Atividade: 134 - Aprendendo a ler
Descrição: Clique e arraste o objeto a letra correspondente
Disponível nas áreas de: alfabetização/portugues
Fonte: www.turminhaquerubim.com.br

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2673
Atividade: 2673 - Alfabeto do sapo
Descrição: Faça o sapo pegar todas as letras do alfabeto começando pelo A.
Disponível nas áreas de: alfabetização/português
Fonte: www.aulavaga.com.br


Descrição: Gravuras para relacionar a letra inicial na sequencia do alfabeto:
http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/2642_completaroalfabeto/2642_completaroalfabeto.htm


Recursos Complementares
• Vídeos;
• http://www.youtube.com/watch?v=zTEyARYeh9I&feature=related

• http://www.youtube.com/watch?v=Y7aYRcVcyXY&feature=related

Jogos:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=134
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2673
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2848
http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/2642_completaroalfabeto/2642_completaroalfabeto.htm

Avaliação
• Por meio de relatos do aluno sobre a compreensão das diferentes utilizações e funções da escrita.
• Participação em atividades envolvendo a representação de idéias por meio de símbolos.
• Através da análise de suas tentativas de escritas (espontâneas ) e ilustrações

- Faça um relato detalhado de como foi a aula no seu blog.
- Sintetize seu relato e publique no Fórum da unidade como COMENTÁRIO da estratégia escolhida para realização da aula anexando o endereço do seu blog a mensagem


RELATO DE EXPERIÊNCIA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html?ua=http%3A%2F%2Fportaldoprofessor.mec.gov.br%3A80%2FespacoDaAula.html
Ao desenvolver essa aula, houve a necessidade de algumas adaptações, visto a dificuldade apresentada por alguns alunos novos na turma. No entanto com a mediação individual foi possível atingir os objetivos propostos, a compreensão da função social da escrita e uso do alfabeto nas tentativas de escrita.

Atividade da Unidade IV
Leia toda a unidade, inclusive as atividades presentes, elabore um texto a ser enviado na Biblioteca - Material do Aluno, sintetizando "O que é StopMotion e PodCast?"
O texto deve conter entre 200 e 300 Palavras.

O que é StopMotion e PodCast?
StopMotion e StopMotion é uma técnica de animação. StopMotion significa movimento parado. Nessa técnica são coletadas várias imagens, podendo ser também fotos, objetos, recortes entre outros, que demonstre um pouco de movimento cada imagem que passa é fotografada e ai alterada, essa técnica também era usada em desenhos antigamente.
Primeiro você precisa ter em mão o material ou imagem a ser explorada, e a história e tirar cada foto, ou usar as próprias imagens, com um pouco de movimento,e enviar para o computador para explorá-las. Existem vários programas que animam, entre eles o Windows Movie Maker que e muito usado e acessível, para criar vídeos.
A palavra Podcast vem da junção: Pod (de iPod), o equipamento reprodutor de músicas digitais em formato de arquivos – desenvolvido pela Apple), mais a palavra cast (derivada da palavra broadcast, ou seja, transmissão de sinais de rádio, TV ou outra fonte para vários equipamentos/pessoas ao mesmo tempo). Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. Neles, os internautas oferecem seleções de músicas ou falam sobre os mais variados assuntos exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmissão via rádio).
O objetivo é disponibilizar programas de áudio e deixá-los disponíveis às pessoas em sites na Internet, mais ou menos como uma rádio via Internet, mas sem a necessidade de estar conectado (ligado) no exato horário em que o programa está sendo apresentado, para assim, poder acompanhá-lo.
Além de possibilitar a divulgação de diversos temas, os ouvintes, podem ser o acesso da grade de programação, em momentos diferentes dos disponibilizados no ar. Os arquivos, baixados em computadores ou tocadores portáteis, podem ser ouvidos a qualquer hora.

Referencias:
www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/diariodoestudante/?p=326.
http://busca.folha.uol.com.br/search?q=podcasts&site=online
http://www.aofundo.org/cinema/fazer-animacoes-em-stop-motion/

Nenhum comentário:

Postar um comentário