sexta-feira, 1 de julho de 2011

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA GRÁFICO.

Autora: Mônica de Araújo saraiva

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Apropriar-se da escrita como uma representação da linguagem em transformação, compreendendo sua função social;
• Compreender que através de desenhos e letras podemos representar diferentes situações;
• Compreender que em suas produções escritas irá utilizar-se dos símbolos alfabéticos e que os mesmos têm uma função específica;
• Representar a linguagem escrita através dos símbolos compreendendo sua função.


Duração das atividades:
8 horas


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno :
Faz-se necessário que o professor explore anteriormente com os alunos a idéia de representação, para que a criança possa compreender a importância da apropriação da linguagem escrita.


Estratégias e recursos da aula
• Explorar vídeos e textos sobre a origem da escrita, através de gravuras da pré-historia da escrita e sua evolução.
http://www.youtube.com/watch?v=zTEyARYeh9I&feature=related
• Discutir sobre a função social da escrita, sobre o seu surgimento, bem como, a necessidade da apropriação leitura para compreender a escrita, por exemplo, ler e interpretar uma bula de remédio, receita, placa da lotação, etc.
• Pesquisa de materiais onde a escrita é utilizada em nossa sociedade, montar cartaz.;
• Nomear objetos da sala de aula, e confeccionar coletivamente etiquetas para os mesmos, de forma em que os alunos entandam a importância da escrita, e a correspondência sonora entre letra e fonemas a partir de enunciados concretos;
• Explorar coletivamente situações em que os alunos tenham que utilizar-se de desenhos e mímicas para representar palavras, frases, e histórias;
• Após atividade anterior, fazer o regitro escrito, mostrando a diferenção entre as formas de representação (nesse momento a atuação do professor será como escriba do aluno);
• Explorar com os alunos a música Abecedário II da Xuxa explorando as letras do alfabeto;
• http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2848
• Propor situações desafiantes, com questionamentos e problematizações para que os alunos possam comprenender a necessidade de uma convencionalidade para estabelecer a interação com os outros com a linguagem escrita, confrontando os diferentes possibilidades de interpretação de outras formas de linguagem como o gesto e o desenho;
• Refletir com os alunos sobre a função social da escrita em nossa sociedade ao longo da história da humanidade;
• Explorar recursos, na exploração da relação fonema e grafema por meio de jogos no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;


JOGOS:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=134
LIGAR A VOGAL AO DESENHO
Atividade: 134 - Aprendendo a ler
Descrição: Clique e arraste o objeto a letra correspondente
Disponível nas áreas de: alfabetizaçãoportugues
Fonte: www.turminhaquerubim.com.br


http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2673
Atividade: 2673 - Alfabeto do sapo
Descrição: Faça o sapo pegar todas as letras do alfabeto começando pelo A.
Disponível nas áreas de: alfabetizaçãoportuguês
Fonte: www.aulavaga.com.br

GRAVURAS PARA RELACIONAR A LETRA INICIAL NA SEQUÊNCIA DO ALFABETO
http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/2642_completaroalfabeto/2642_completaroalfabeto.htm

Recursos Complementares
• Vídeos;
http://www.youtube.com/watch?v=zTEyARYeh9I&feature=related



Avaliação
• Por meio de relatos do aluno sobre a compreensão das diferentes utilizações e funções da escrita.
• Participação em atividades envolvendo a representação de idéias por meio de símbolos.
• Através da análise de suas tentativas de escritas (espontâneas ) e ilustrações

Nenhum comentário:

Postar um comentário