sexta-feira, 1 de julho de 2011

CONCEITUANDO

HIPERTEXTO
• O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
• O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
• Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto.
• O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborarem livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
• Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Resumindo:
HIPERTEXTO É UMA FORMA RESUMIDA DE COLOCAR INFORMAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NA INTERNET, TORNANDO POSSÍVEL EXPANDIR AS INFORMAÇÕES ALI CONTIDAS.
Fontes:
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/#ixzz1NriFEgNw
http://dgferraciolli.blogspot.com/2010/06/unidade-2-atividade-1-o-que-e.html
http://dilzacaguiar.blogspot.com/2010/05/o-que-e-hipertexto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário